Minha lista de blogs

Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"Projeto Gente Legal" - " Era mais uma vez outra vez"

Fonte: www.grupoato.com.br



"Projeto Gente Legal"

Em 2007, a OAB SP - Bauru e o Grupo Ato iniciavam uma importante parceria com intuito de realizar temporadas teatrais no auditório da entidade, para promover cultura, formação de platéia e entretenimento para o público de Bauru e Região.
Paralelo a está ação foi criado o Projeto Gente Legal, idealizado por Elisabete Benetti atriz do Grupo Ato, que tem como objetivo, estender a arte para além do palco e integrá-la ao cotidiano de crianças, adolescentes e educadores, na tentativa de ampliar a maneira de entender e perceber o mundo.

Inicialmente com as crianças do “Projeto Girassol”, do núcleo Fortunato Rocha Lima em Bauru. As crianças receberam acompanhamento semanal, que incluía a discussão dos espetáculos, atividades de criação, improvisação e jogos teatrais. “A ida ao teatro todo domingo e o estímulo semanal dos encontros proporcionaram um rico momento de improvisação coletiva”.

O resultado, desta primeira etapa, foi o espetáculo, “Sonho da Mata”, escrito por uma das crianças e desenvolvido pelas outras. Ao todo foram 50, com idade entre 8 e 10 anos. A iniciativa proporcionou uma temporada no Auditório da OAB SP - Bauru, aberta ao publico.

Em 2009, o Gente Legal expandiu para 14 instituições.
Com as apresentações todos os domingos do musical “A Canção de Assis”, os inscritos no projeto perceberam o objetivo maior do espetáculo, “não estamos sós”, acompanhavam todo o processo de montagem do espetáculo e participavam de um bate-papo com o elenco, após as sessões, além de oficinas de integração de grupo, jogos dramáticos, expressão corporal, preparação vocal, iluminação teatral e criação de figurino. Todas as atividades com o intuito de auxiliar os educadores com seus grupos, um momento de descobertas.

O resultado desta segunda etapa foi em forma de obra de arte: os 14 grupos representantes de suas instituições se apresentaram no Auditório da OAB, com entrada franca para toda comunidade de Bauru e região.

Terceira etapa, em 2010, com a montagem do espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, fundamentamos ainda mais o projeto. Com a apresentação da peça todos os domingos, durante 5 meses, mais de 800 crianças entre elas jovens e educadores, compartilharam suas pesquisas com o Grupo Ato. Um verdadeiro celeiro de “Alices”. Quem somos nós?

Nesta quarta etapa, a proposta de trabalho prioriza maior comprometimento dos educadores em aprofundar as ações até então realizadas.

O espetáculo “Era mais uma vez outra vez” estreia em 2 de outubro, e será o eixo central das ações artísticas e educativas. Propõe aos grupos que se permitam, façam a “sua” maneira. No primeiro semestre o trabalho com os educadores se desenvolve através de dois encontros mensais: worshops, de conteúdo artístico e técnico para subsidiar as ações, e encontros de educadores com caráter formativo e reflexivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário