Minha lista de blogs

Powered By Blogger

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tudo mudou ou? Ou o passado vitorioso foi escondido?

Tudo mudou ou? Ou o passado vitorioso foi escondido?
O sentido do sufocamento da energia feminina ao longo da história me faz um sentido absurdo, digo energia porque não me refiro exclusivamente à figura da mulher, isso seria incoerente em meio a tantas conquistas sociais, econômicas e políticas. Não, não falo aqui da figura física da mulher, é preciso aprofundar um pouco mais essa reflexão e discussão.
A energia feminina é diferente e muitas vezes até complementar a energia masculina, como o Yin e o Yang, e todos (homem e mulher possuem estas energias dentro de si).
Como pontuei anteriormente a mulher (pessoa física) vem conquistando espaços extremamente importantes em nossa sociedade, conquistando espaço nas diversas áreas, apesar de considerar muito estranho atribuir a isso a palavra ganhar e conquistar, já que para mim isso sempre fez parte do cotidiano feminino assim como do masculino:

"Quando os antropólogos discutem a humanidade da pré-história, costumam se concentrar no papel que o homem “o caçador”, desempenhava, ignorando ou deixando de enfatizar o papel mais importante da mulher, “a coletora de alimentos”. Coletar e não caçar- era a atividade de sobrevivência primária de nossos ancestrais e esse papel era desempenhado quase que exclusivamente pela mulher, que desenvolveram as ferramentas e a tecnologia necessária para adquirir, preparar e preservar alimentos. Usando a princípio equipamentos simples, como paus e sílex, para cavar e retirar raízes, as mulheres inventaram, posteriormente o pilão e uma moenda rudimentar para moer grãos e sementes.
Por volta do ano 12.000 a.C, ocorreu uma revolução agrícola, quando os humanos progrediram de coletores e caçadores a agricultores. Essa transição foi facilitada pelas mulheres, que através dos tempos, cultivaram plantas selvagens e desenvolveram novos alimentos comestíveis. Nos vales do rio Tigre e eufrades, na Mesopotâmia, as mulheres tornaram o uso doméstico da cevada, a linhaça e o trigo a partir dos capins selvagens; na China, elas cultivaram arroz e na América do Norte, batatas e milho. O legado dessas primeiras mulheres foi preservado pela história e transmitida oralmente(...) Com raras exceções , as informações contidas em obras tradicionais de referencia, enciclopédias e livros de história, predominantemente uma tendência definida á favor das contribuições dos homens, enquanto ignoravam ou diminuíam as das mulheres. (Gail Myer Rolka- 2004- 100 mulheres que mudaram a História do Mundo)"

Você já leu a Bíblia? Eu já li esse livro sagrado na minha adolescência e retorno a ele agora, e conjuntamente com ensinamentos brilhantes a percepção escancarada na negação da mulher, aqui como figura física mesmo, além da questão da energia. Eva levou Adão a pecar, as qualidades femininas são sempre destacadas com ênfases na beleza física (oposto ao homem que se destacam por qualidades humanas mesmo), toda visão bíblica parte da visão de um homem. Não teria tido então nenhuma mulher “iluminada”? Nesse exato momento me vem a mente a imagem de uma mesa retangular fazendo a seleção de textos que retratassem a passagem de Jesus Cristo na terra e já queimados de antemão todos aqueles que não foram escritos por homens.
Era uma forma de romper com o paganismo tão ligado a natureza, a glorificação dos elementos naturais (construídos carinhosamente pelo pai para facilitar a nossa existência) , entre eles o Deus Sol e a Deusa Terra.
Continuando... Em nome do pai do filho e do Espirito Santo. Cadê a mãe dessa história??? Meu Deusss!!!! Em nome do pai do filho (a) e da Mãe!!! Que essa família seja harmônica, feliz e glorifique toda a sua criação e ensinamento.
O que fizeram da passagem de Jesus? O que fizeram das ações tão iluminadas? Tornaram-na mais um abismo entre o ser humano!
Retornando a questão da energia feminina, quando me refiro a negação da energia feminina, considero que o sofrimento dessa negação também atinge o homem, que tem muitas vezes também negado a sua possibilidade de vibrar nessa sintonia (não estou aqui me referindo da questão sexual), os homens são "obrigados" a serem fortes, guerreiros, assim como a maioria das mulheres que masculinizam para conquistar o sucesso almejado.
E o sentir e o refletir continuarão, por isso não existirá aqui uma finalização, três pontos...

Um comentário:

  1. Tem um trecho bíblico aonde São Paulo fala que as mulheres não deviam falar na igreja pois era vergonhoso que uma mulher falasse em público, pois é, a biblia é vergonhosamente machista, assim como era a sociedade da época.
    Acho que existe algo sobre toda humanidade, um vibração de diminuição da desigualdade, concordo com o texto, hj em dia as mulheres tem muito mais liberdade para ser Yang e os homens tem muito mais liberdade para ser Yin, pra mim isso é lindo, uma grande evolução, por mais que complique bastante as nossas vidas e as vidas de muitos homens e mulheres mundo afora que atenderam a esse chamado evolutivo ;)

    ResponderExcluir